Dicas para concurseiros de primeira viagem!

Você é concurseiro de primeira viagem e não sabe por onde começar a estudar? Não se preocupe, pois com as dicas do DODF, você estará preparado para prestar o seu primeiro concurso público!
Começar a estudar para concursos não é uma tarefa fácil, e fazer isso sem saber por onde começar pode tornar todo o processo complicado, saber por onde começar vai facilitar a sua jornada além de ajudar no resultado final. Logo, toda ajuda é bem-vinda, certo?
Ao saber o caminho das pedras, qualquer um concorda que fica muito mais fácil estudar ou encontrar materiais de qualidade. Saber a forma certa de fazer isso, seja indo em sebos, ou frequentando cursos presenciais, e até mesmo assinando cursos online! Independente do que você faça, se for da forma certa, seus resultados no final da sua jornada serão ótimos.

Vamos começar?

1 – Escolha uma carreira para focar

Atirar para todos os lados nunca é uma boa opção quando o assunto é estudar para concursos. Tudo bem, você pode escolher vários concursos e estudar para todos eles, mas as chances de você não ir bem em nenhum – isso mesmo, nenhum – são altas, muito altas. E isso pode ocorrer pelo simples motivo de que sua habilidade de focar em algo estará confusa, o que pode te levar a misturar os conteúdos de dois ou mais concursos na hora de responder a um simulado, a questões de treino ou pior: ao fazer a prova oficial.
Por isso, nós do DODF recomendamos que você foque em apenas uma carreira, um cargo, uma área de concurso para focar e realmente estudar. Quando nosso foco está em apenas uma área, é mais fácil para a nossa mente relacionar e identificar determinados assuntos.
Ter como foco somente um concurso pode ajudar do início ao fim da sua jornada em um concurso público, já que no início dos estudos você poderá priorizar somente o que de fato vai ser cobrado para aquela determinada área de atuação ou cargo. Dessa forma você aumenta suas chances de responder de maneira certa e assertiva a prova oficial.

2 – Comece a seguir uma rotina

Sem uma rotina, nós não somos nada, essa é a verdade! Sem ela, ficamos perdidos sobre o que fazer após determinada tarefa, ou o que fazer caso não ocorra uma situação como planejamos, entre várias outras coisas.
E para quem está começando a estudar do zero independente do tipo de concurso público que seja, ter uma rotina vai ser um salva-vidas em sua jornada, acredite no que eu falo.
Ao contrário do que muitos podem pensar, uma rotina não te prende a uma lista do que fazer ou não, uma rotina te dá a liberdade que você precisa para alcançar todos os seus objetivos, principalmente passar em alguns concursos públicos.
Você pode fazer o planejamento da sua rotina em qualquer lugar, desde uma planilha no Excel até mesmo em um caderninho velho que você tem jogado no seu quarto. Não importa onde você a escreva, mas sim se você vai segui-la ou não.

3 – Tenha um bom planejamento de estudos

Ter um planejamento de estudos irá salvar a sua vida de concurseiro, uma vez que você pode dar prioridade para as matérias que você tem mais dificuldade e, quem sabe, dar uma revisada semanal nas matérias que você já domina, não é?
Com um bom planejamento, você irá administrar seus estudos de uma forma leve, otimizada e que funcione para o seu aprendizado enquanto concurseiro de primeira viagem.
Veja como é a sua rotina e coloque de uma a duas matérias por dia. Caso você tenha o dia todo livre, coloque até quatro matérias e vá fundo nos estudos! Quanto mais você estudar (de forma que não afete o seu psicológico ou o seu físico), maiores serão as suas chances de passar no tão sonhado concurso público.

4 – Escolha materiais de apoio de qualidade

Ter acesso a professores e materiais de boa qualidade será o diferencial e ponto de virada até a sua aprovação, tendo em vista que você terá o auxílio de pessoas qualificadas e que dominam determinadas disciplinas e conteúdos focados em concursos e estão dando aulas em cursos justamente para que cada vez mais alunos possam conseguir suas vagas!
Existem vários cursos online que você pode assinar: Gran Cursos, Estratégia Concursos, AlfaCon, Siga Concursos, Federal Concursos, Pedagogia Para Concurso, entre vários outros.
Antes de você assinar, é recomendado que saiba se o curso é o que você está procurando, se o material da plataforma conseguirá atender a todas as suas necessidades e mais: é necessário saber se a plataforma que você pretende assinar já aprovou pessoas no concurso ou área para a qual você está estudando.
Com tudo isso feito, você só precisa abrir a plataforma do aluno e estudar o quanto conseguir até o dia da sua prova.

5 – Estude a lei seca

Estudar a lei em sua forma mais pura irá te ajudar a não só a memorizar como também irá te auxiliar a responder qualquer tipo de questões com situações hipotéticas sobre ela. Principalmente nas provas da banca Vunesp, onde são cobradas questões acerca dos mínimos detalhes das leis que estão vigentes no Brasil.

6 – Estudar é importante, mas descansar também

Não adianta de nada você estudar até não conseguir mais e não descansar nem dez minutos. Estudar é muito importante para você alcançar a sua aprovação, mas descansar é ainda mais importante, uma vez que você não irá atingir nenhum objetivo se estiver cansado de tanto estudar.
Descanse entre seus turnos de estudo, durma bem, se alimente, saia com os amigos ou com a família, porque só assim você conseguirá ser aprovado no concurso dos seus sonhos. A aprovação é uma junção de fatores, e saber descansar faz parte desses fatores!

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!